terça-feira, 31 de março de 2009

Matemática - Resolvendo problemas


Desde o inicio do ano, tenho andado preocupada com o ensino dos conteúdos de matemática, a impressão que eu tinha era a de que eu explicava o conteúdo, mas os alunos não aprendiam, respondiam as questões que eu colocava no momento da explicação, mas não mobilizava as informações que eles possuíam, ou parecia a mim que possuíam, durante a realização das atividades. Então resolvi propor que eles resolvessem em grupos os problemas propostos, e que justificassem a maneira como resolveram o problema, e que os demais membros do grupo colocassem sua opinião sobre a forma como o colega resolveu a questão. Eu só precisava tomar cuidado com a formação dos grupos, para que eles fossem produtivos.
Durante a realização da atividade o movimento nos grupos para resolver a questão era visível, a maioria dos alunos estava realmente envolvida com o trabalho e o resultado da atividade foi muito satisfatório. O ato de explicar verbalmente a forma como o problema foi solucionado acredito ser também um caminho possível para o aprendizado.

Atividade proposta

Efetue as adições decompondo as parcelas
Exemplo:
236 + 48 = 200 + 30 + 6 + 40 + 8 = 200 + 70 + 14 = 200 + 84 = 284

A) 148 + 352
B) 219 + 481
C) 141 + 367
D) 523 + 177
E) 498 + 502

Nenhum comentário:

Postar um comentário